Um dos ursos abatidos em Kaga (cedida pela prefeitura, via Ishikawa TV)
Por volta das 7h50 um urso entrou no shopping center Abio City, na cidade de Kaga (Ishikawa), através de uma das portas de descarga de mercadorias.
Publicidade
A polícia foi chamada e, para segurança, os funcionários que já tinham chegado foram evacuados. Não havia clientes pois ainda não era horário comercial.
Pelas câmeras de um drone era possível ver que o urso estava dentro do depósito. Os membros da associação de caçadores foram chamados e, por volta das 21h10 o urso foi abatido.
Foram 13 horas de busca e um dia sem expediente no shopping center.
No mesmo dia, por volta das 8h, um outro urso invadiu um ryokan – hotel em estilo japonês – no Yamashiro Onsen, a 4 quilômetros desse shopping center, mas escapou. Ninguém se feriu.
Entre 16 e 18 uma sequência de pessoas foram atacadas e feridas por esses animais, total de 8, na província de Ishikawa. Dois ursos foram mortos pelos caçadores, em 16 e 17.
Pensou que era um cãozinho
Um turista em visita a Ishichima-tei, patrimônio cultural da província de Niigata, em Shibata, quis brincar com o que pensou ser um cãozinho. Nessa hora a mãe urso o atacou para proteger seu filhote. Ela rasgou sua camisa, mas não se feriu.
Nesse momento outros 15 turistas estavam no local e foram imediatamente evacuados. Por segurança a gestão do local decidiu fechar temporariamente até o final do mês.
Fontes: Ishikawa TV, ANN, Yomiuri e Mainichi