A inauguração de uma área comercial em setembro, com shopping center, na província costeira de Guangdong – antiga Cantão – na China, chamou muita atenção, principalmente dos jovens.
Esse local é cheio de reproduções idênticas aos originais encontrados em diversos pontos famosos do Japão, como Ichibangai em Kabuki-cho, Tóquio, além de placas com personagens de animê e games famosos, ponto de ônibus igual ao da capital japonesa, cabine telefônica com logo da NTT, entre outros. Na ocasião começou a ser chamada de Little Japan pela similaridade nas imitações.
Mas, em menos de 2 meses o que se vê nessa área comercial são borrões com tintas, tecidos e placas cobrindo as marcas e reproduções.
De acordo com a reportagem do jornal em inglês South China Morning Post, de Hong Kong, o governo da cidade ordenou as empresas operadoras a apagar essas caracterizações.
A razão é que “muitos personagens de anime japoneses são usados e isso é uma violação dos direitos de propriedade intelectual”. No entanto, o pano de fundo para essa instrução pode ser porque “existe o risco de interferir na educação patriótica, fazendo essa reprodução”, apontou o jornal.
Essa área comercial foi construída por uma empresa imobiliária local e, embora nem todas as ruas tenham sido concluídas, a maioria das lojas já estavam ocupadas.
Fontes: FNN e Seven Post