Os bombeiros receberam um telefonema, por volta das 14h de terça-feira (20), informando que no preparo do aceiro, usando fogo em pequena área, se espalhou.
E foi logo para a floresta das montanhas consideradas monumento natural do Japão – Hiraodai – situado Kita Kyushu (Fukuoka). Na ocasião, foi emitido um alerta de vento forte, o que dificultou a ação dos bombeiros nos helicópteros. Levado pelo vento o fogo continuou a arder mesmo à noite.
Ao amanhecer, por volta das 7h30 de quarta-feira os bombeiros informaram que o fogo foi controlado, depois de 17 horas devastadoras. Embora tenha sido de grande proporção não queimou nenhuma casa e tampouco alguém foi ferido.
Este foi o segundo incêndio somente este ano, sendo que o primeiro foi em fevereiro, na mesma floresta do monumento nacional.
Mas, ainda restava alguma fumaça e chamas, existindo o risco de voltar a arder.
A queimada controlada é realizada antes do início do cultivo. É feita de forma intencional, com a finalidade de queimar o restante da colheita deixada nos campos e também as ervas daninhas.
No caso do Hiraodai estava sendo feito o preparativo para o aceiro, que é desbastar uma área circundante das plantações e da floresta. Esse procedimento é para evitar a propagação de incêndios.
Fontes: JNN e ANN