Nas águas do norte do país, próximas a Shokitan, ilha russa reivindicada pelo Japão, perto de Hokkaido, os pescadores de lula foram surpreendidos com o que veio quando içaram o anzol gigante.
As fotos tiradas pelo capitão da embarcação pesqueira, Aleksey Debeliy, mostram que o tubarão-branco, o qual serviu de inspiração para o filme Tubarão, tinha pelo menos 3 vezes mais do que o corpo de um pescador.
“Nunca ouvi falar desse tubarão nesta área. Fiquei realmente surpreso”, disse o capitão, em relação à ocorrência na segunda-feira (1.º).
Esse tubarão-branco, além de assustá-los, cortou toda a rede com seus dentes parecidos com serrote e todas as lulas escaparam, relatou.
Contou também que logo depois de fisgado foi devolvido para o mar.
Keiichi Sato, pesquisador do Animal Laboratory, do Centro de Pesquisa da Fundação Okinawa Churashima, explicou sobre o aparecimento desse tipo de tubarão.
“Se a temperatura da água da superfície do mar for de 11 a 12ºC ou mais, ele pode aparecer em qualquer lugar. Parece que tinha mais de 12 graus e, além disso, essa área do mar é muito rica em alimentos, então acho que viajou para se fartar”, analisa.
O mar ao redor de Hokkaido tem passado por mudanças, como altas temperaturas da água, ao ponto de surgirem tartarugas marinhas, típicas das águas mais quentes.
Fontes: FNN e Hokkaido News