Na segunda-feira (9), pela primeira vez Hokkaido teve 200 pessoas testadas positivo para o novo coronavírus, desde o início da epidemia.
À medida que o inverno se aproxima requer ainda mais cuidado com a propagação da infecção e em Hokkaido a situação é especialmente séria.
No sábado (7) quando o número chegou a 187 o governador elevou o estágio de alerta para o nível 3. Isso significa pedido de redução do horário de expediente dos restaurantes e bares na área de Susukino, em Sapporo.
Para os estabelecimentos que cooperarem o governador fornecerá uma ajuda 200 mil ienes. Mas, isso afeta também a campanha Go To Travel. O governo do país considera retirar Hokkaido da campanha.
Preocupação da 3.ª onda em Nagano
Na província de Nagano testaram positivo 18 no sábado e 14 na segunda-feira, somando 384 até essa data. Embora pareça baixo o governo local analisa a perspectiva como quando chegou a segunda onda entre agosto e setembro.
Assim, elevou o nível de alerta para estágio 2, de atenção, nas três grandes áreas de Matsumoto, Nagano e Hokushin.
Os especialistas apontam que a infecção pode se espalhar facilmente nas áreas frias. Mesmo com baixas temperaturas os ambientes precisam de boa ventilação.
Shinichiro Kanai, Diretor Adjunto da Divisão de Controle de Infecção, Hospital Universitário Shinshu, analisa o quadro como a chegada da terceira onda, tanto em Hokkaido quanto em Nagano, províncias com temperatura baixa.
“No inverno há condições para o vírus se espalhar facilmente. Há situações em que o nível da umidade cai e fica difícil de ventilar os ambientes. Agora a epidemia está se espalhando nas regiões frias, como na província de Nagano. Há necessidade de cuidado pois o ambiente está propício para a propagação”, alertou.
Fontes: ANN e NBS