O primeiro foguete civil, o SpaceX, do empresário Elon Musk, em parceria com a NASA, missão Crew-1, foi lançado na noite de domingo (15), 19h27, dos Estados Unidos. São 4 astronautas a bordo, entre eles o japonês Soichi Noguchi.
Eram 9h27 de segunda-feira (16) quando a missão Crew-1 foi lançada e após voar por cerca de 27 horas e meia, está planejado para atracar na ISS-Estação Espacial Internacional, por volta das 13h de terça-feira.
Eles devem se juntar aos tripulantes da Crew-Dragon, onde passarão 6 meses para importantes pesquisas e experimentos científicos.
Os quatro astronautas nesta importante missão são Michael S. Hopkins, Shannon Walker e Victor J. Glover, da NASA, e Soichi Noguchi.
The crew is go for launch pic.twitter.com/HqJGin0gg7
— SpaceX (@SpaceX) November 16, 2020
Cerca de uma hora após o lançamento, o coronel Hopkins, o comandante da missão, comentou sobre a beleza da visão da tripulação da Terra em órbita, em seguida, agradeceu à equipe da SpaceX que tornou o lançamento possível.
“Foi um tremendo passeio”, disse ele, acrescentando que os astronautas eram todos sorrisos na subida.
No futuro, em vez de depender de espaçonaves operadas pelo governo, os astronautas da NASA e qualquer pessoa com dinheiro suficiente podem comprar uma passagem em um foguete comercial.
A NASA designou o lançamento da noite de domingo como o primeiro voo operacional da espaçonave Crew Dragon construída e operada pela SpaceX, a empresa de foguetes fundada por Elon Musk. Os quatro astronautas a bordo – três da NASA e um da JAXA, a agência espacial japonesa – deixaram a Terra vindos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Veja o vídeo de alguns segundos publicado por SpaceX no Twitter:
Liftoff! pic.twitter.com/Unf1ScdVFB
— SpaceX (@SpaceX) November 16, 2020
Assista ao vídeo transmitido ao vivo no YouTube.
Fontes: NHK, JNN e NY Times