O MAFF-Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca analisa semanalmente os preços das hortaliças em 470 supermercados do país. Em média estão 46% mais baratas do que o normal, informou na terça-feira (1.º).
A alface, indispensável para saladas, está custando a metade do preço, bem como o brócolis, enquanto acelga e repolho estão 42% mais em conta.
O daikon, rabanete de inverno, está 30% mais barato, enquanto a cenoura pode ser comprada com 15% a menos do valor normal.
Além desses, cebola, cebolinha e tomate também estão levemente mais baratos.
Os fatores que contribuem para essa queda de preços são o clima favorável e principalmente a queda de consumo por parte dos restaurantes, por causa do novo coronavírus. Muitas pessoas deixaram de sair para almoçar ou jantar fora.
Por isso, o ministério calcula que os preços devem continuar mais baixos durante o mês de dezembro. Sugere introduzir mais hortaliças nas refeições.
O que anda em alta no Japão por causa disso é o preparo de diferentes sopas de missô – missoshiru. Além de ser muito fácil, é um alimento nutritivo e barato. Veja receitas tocando aqui. E use sua criatividade colocando as hortaliças que gosta. Bom apetite!
Fontes: ANN e NHK