A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informa que a pior frente fria desta temporada é a causa da nevasca em ampla área, entre segunda-feira (14) a quinta-feira (17).
Em Hokkaido, Tohoku e Hokuriku já está nevando e a partir de terça-feira a distribuição da área de pressão se intensifica, aumentando o risco de nevasca em outras regiões, principalmente nas banhadas pelo Mar do Japão.
A previsão de acúmulo de neve para as 24 horas, ou até a manhã de terça-feira (15), é de grande quantidade. Em Tohoku, do lado do Mar do Japão, poderá chegar a 70 centímetros, enquanto do lado do Pacífico, estima-se em 60 centímentos. Em Hokkaido prevê-se 50 centímetros. Em Hokuriku a previsão é de nevasca também.
Nas regiões Kanto-Koshin, Kinki e Chugoku poderá chegar a 30 centímetros, enquanto em Tokai deverá ficar na faixa dos 20.
É muito provável que os flocos brancos caiam mesmo nas planícies de Tokai, como nas cidades de Gifu e Nagoia, acumulando em cerca de 3 a 5 centímetros. A mínima de Tóquio, Nagoia, Osaka e Hiroshima deverá ser de 0ºC a 3ºC a partir de terça-feira. Em Matsue (Shimane), poderá chegar a -1ºC.
A AMJ recomenda aos motoristas que residem nas províncias costeiras do Mar do Japão, desde Hokkaido a Shimane, que usem pneus de neve. E que as pessoas tomem cuidado ao caminhar para não escorregar.
Fontes: NHK e Weather News