No começo da noite de segunda-feira (14) o Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou a suspensão temporária da campanha do governo Go To Travel, como resposta da sede de contramedidas contra o novo coronavírus.
O período será de 28 de dezembro a 11 de janeiro em todo país.
“Há tendência do número de pessoas infectadas em todo o país continuar alto e a infecção se expande em diversas regiões. Como resultado, a carga sobre quem lida com isso na linha de frente está aumentando, especialmente, nas instituições médicas”, disse Suga.
Apoio aos médicos e enfermeiros
“Com base nas recomendações do subcomitê, precisamos impedir a propagação no final e começo de ano, tomando medidas para reduzir a carga sobre as instituições médicas”, acrescentou.
Entre elas incluiu apoio de 15 mil ienes a hora para os médicos e 5,5 mil ienes para os enfermeiros encaminhados para os hospitais especializados no tratamento da Covid-19. Para que os enfermeiros possam se concentrar no desempenho de suas funções incentivará a terceirização dos trabalhos de limpeza às empresas da iniciativa privada.
Verba de cooperação para os restaurantes e bares
Ainda anunciou que fornecerá no máximo 1,2 milhão de ienes (em um mês) para os restaurantes e bares que atenderem ao pedido de redução do horário comercial durante o final e começo do ano.
Ao povo pediu cooperação
Pediu à população que procure passar o feriado de fim e começo de ano de forma silenciosa, em casa. “Peço que implemente as medidas básicas do controle à infecção, especialmente em relação aos alimentos. Peço que considere cuidadosamente voltar à terra natal durante o feriado e que possa passar um Ano Novo tranquilo”, disse à população, clamando pela cooperação para superar mais esta fase.
Fontes: NHK, ANN e JNN