A rede Lawson fechará cerca de 85 lojas em todo o Japão durante o feriado de fim e início de ano, disseram na quarta-feira (16) fontes com conhecimento do assunto, quebrando o padrão de 24 horas por dia, 365 dias por ano.
A operadora da rede, a Lawson Inc, permitirá que os donos de franquias fechem lojas por vários dias entre 30 de dezembro e 3 de janeiro, visto que o fluxo de clientes deve diminuir em estabelecimentos nos distritos de negócios.
Algumas lojas de conveniência também enfrentam dificuldades em garantir um número suficiente de funcionários, incluindo os de meio período, durante o feriado, disseram as fontes.
Antes, a Lawson só tinha permitido uma vez que várias franquias fechassem no período de Ano Novo. Durante o feriado anterior de início e fim de ano, 102 lojas não funcionaram no país em um teste para avaliar o impacto sobre operações de negócios.
Desde o fim de novembro, 367 das 14.503 lojas da Lawson operam regularmente em horários reduzidos.
Dentre outras operadoras de lojas de conveniência, a Seven-Eleven Japan manterá seus estabelecimentos funcionando normalmente durante o feriado de Ano Novo. A FamilyMart Co enviará pessoal substituto a lojas operadas por donos de franquias que querem tirar folga.
Para o iminente feriado, várias operadoras de supermercados e restaurantes no Japão planejam fechar em meio a um ressurgimento de infecções por coronavírus.
Fonte: Mainichi