A Organização Mundial da Saúde- OMS diz que garantirá em breve aprovação de uso de emergência para a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.
A diretora-geral assistente da OMS, Mariângela Simão, disse aos repórteres em Genebra, na Suíça, na segunda-feira (21) que a decisão será tomada no fim deste ano.
A distribuição pode vir logo em seguida. Soumya Swaminathan, cientista chefe no órgão de saúde global, disse que as doses poderiam começar a ser despachadas sob o programa COVAX, um panorama global para a distribuição justa de vacinas contra Covid-19, já no próximo mês.
O produto da Pfizer e BioNTech ainda deve ser incluído no programa. Negociações estão em curso para fazer isso acontecer.
OMS analisa nova variante de coronavírus
A OMS está analisando uma nova variante do coronavírus que está se espalhando no Reino Unido.
O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Gebreyesus, falou com os repórteres na segunda-feira.
“O Reino Unido reportou que a nova variante é transmitida com mais facilidade, mas não há evidência até agora de que ela tenha mais probabilidade de causar doença grave ou mortalidade”, disse ele.
O cientista chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse que várias mutações do vírus foram vistas, mas que “nenhuma teve um impacto significante sobre a suscetibilidade do vírus a quaisquer terapias usadas atualmente, medicamentos ou às vacinas em desenvolvimento.
A OMS disse que a mesma variante foi até agora confirmada na Austrália, Islândia, Itália, Holanda e Dinamarca.
Fonte: NHK