A empresa madeireira Sumitomo Forestry e a Universidade de Quioto estão plantando as sementes para um lançamento em 2023 do primeiro satélite do mundo feito de madeira.
As parceiras anunciaram suas intenções na quarta-feira (23), dizendo que a meta era pesquisa básica e prova de conceito.
Elas concordaram em conduzir pesquisa sobre crescimento de árvores e o uso de materiais de madeira no espaço. Elas esperam promover a tecnologia para uso de madeira em ambientes extremos na Terra.
A madeira não bloqueia ondas eletromagnéticas no campo magnético da Terra. Isso permite dispositivos como antenas e mecanismos de controle de altitude serem colocados dentro de um satélite de madeira, permitindo estruturas mais simples.
Além disso, quando um satélite de madeira desorbita e cai de volta à Terra, ele queimaria completamente sem liberar substâncias prejudiciais na atmosfera ou chuva de detritos no solo.
Até março de 2024, as parceiras também estudarão a construção de estruturas de madeira em ambientes espaciais. A Sumitomo Forestry visa desenvolver materiais de construção de madeira altamente resistentes aos elementos, assim como mudanças de temperatura e luz do sol.
Fonte: Asia Nikkei