A Toyota Motor disse em 25 de dezembro que sua produção global em novembro aumentou 7% ante o ano anterior totalizando 828.066 unidades, marcando um recorde para o mês e mostrando superação contra interrupções causadas pela pandemia de coronavírus.
Enquanto muitas outras montadoras japonesas registraram declínios no mês reportado, a Toyota aumentou a produção pelo 3º mês consecutivo, graças à forte demanda na China e Japão.
A produção global total de 8 grandes montadoras japonesas, incluindo a Toyota, caíram 0,3% para 2,36 milhões de unidades, a primeira queda em 3 meses, de acordo com dados divulgados pelas companhias.
A produção da Nissan Motor caiu 5,6% pelo 14º mês consecutivo de declínio, visto que ela mudou seu foco de volume de vendas para lucratividade em uma partida da estratégia estabelecida pelo seu ex-presidente Carlos Ghosn.
Como a Toyota, a Honda registrou certa recuperação, aumentando sua produção global em 11,4% no mês passado sobre demanda robusta da China.
A Mitsubishi Motors, membro de uma aliança com a Nissan e a Renault SA da França, registrou uma queda de 25,7% sobre fraca demanda doméstica.
As vendas globais das 8 montadoras diminuíram 3,6% no mês passado em relação ao ano anterior para 2,24 milhões de carros.
A Toyota comercializou 852.213 veículos no mundo, alta de 1,8% e também um recorde para o mês de novembro, devido a vendas robustas de seu esporte utilitário RAV4 e Lexus na China e firme demanda para o seu renovado Harrier e carros compactos no Japão, disse a companhia.
Fonte: Japan Times