De acordo com o McRumors, cuja fonte é o The Economic Daily Times, jornal de Taiwan, dois protótipos de iPhone dobrável teriam passado nos testes internos de durabilidade.
Cada protótipo supostamente apresenta um sistema de dobradiça projetado pela Apple e ambos, supostamente, concluíram os testes na fábrica da Foxconn em Shenzhen, China.
Diz-se que o primeiro iPhone dobrável é um modelo de tela dupla que, apesar de ser feito com dois monitores separados, se juntam quando são abertos, parecendo uma tela gigante. Esse design soa semelhante ao Surface Duo da Microsoft, embora tenha a tela desdobrada perfeita.
O primeiro iPhone dobrável testado é considerado um modelo de tela dupla, que é provavelmente o mesmo protótipo de tela dupla comentado por Jon Prosser, em junho de 2020. Prosser explicou, na época, que o modelo usava dois painéis de tela separados conectados por um dobradiça. Embora dois monitores separados e conectados por uma dobradiça, ele afirmou que os painéis parecem “bastante contínuos”.
Também é digno de nota que a Apple patenteou um dispositivo com dois monitores separados que podem ser unidos para criar um único dispositivo dobrável com uma dobradiça, surpreendentemente semelhante ao boato da tela dupla, dobrável, da empresa da Maçã.
O segundo protótipo dobrável, supostamente testado, é muito parecido com o Samsung Galaxy Z Flip ou o Moto RAZR da Lenovo. O relatório da UDN afirma que esse modelo em concha está configurado para usar um display OLED flexível da Samsung.
Não está claro se os dois dispositivos que foram testados têm sistemas de dobradiça diferentes. O objetivo principal do teste era avaliar a durabilidade do sistema de dobradiça projetado pela Apple. O relatório afirma que, agora que os testes foram concluídos, a Maçã deverá avaliar com qual dos dois modelos dobráveis prosseguir, e apenas um será levado adiante em desenvolvimento contínuo.
Um relatório de novembro de 2020 afirmou que a Apple enviou iPhones dobráveis para a Foxconn para testar os rolamentos dobráveis com mais de 100 mil testes de abertura e fechamento. Dada à consistência dos rumores em torno de iPhones dobráveis de várias fontes, particularmente relacionados a testes, podem ser confiáveis.
A previsão dos analistas é de que um iPhone dobrável não surgirá até o final de 2022 ou 2023, no mínimo. A Apple entrou com um pedido de um grande número de patentes relacionadas a um iPhone dobrável que remonta a 2016.
Está chegando a um passo da realidade.
Fontes: McRumors, iMore e Real Sound