Dentro do governo estão ocorrendo discussões a respeito do prazo do estado de emergência na região metropolitana e 10 províncias, o qual expira em 7 do próximo mês.
Soube-se na terça-feira (26) que em razão da situação dos novos casos de infecção pelo coronavírus não apresentar grande melhoria, há forte tendência de se considerar estender até o final do mês de fevereiro.
O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Tóquio, diariamente, tem diminuído gradativamente desde a declaração do estado de emergência em 7 deste mês, mas não significativamente.
Além disso, a proporção de idosos está em aumento. Isso faz elevar o número de enfermos graves, piorando ainda mais a atual situação de pressão das instituições hospitalares.
Além de Tóquio, todas as províncias tiveram aumento de novos casos na terça-feira, fator de preocupação para o governo, especialmente no sistema médico.
As províncias sob declaração do estado de emergência são: Tóquio, Kanagawa, Chiba, Saitama, Tochigi, Fukuoka, Osaka, Hyogo, Quioto, Gifu e Aichi.
Fontes: JNN e NHK