Uma equipe internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS deve começar uma investigação na cidade chinesa de Wuhan sobre o surgimento da pandemia de coronavírus.
A equipe chegou à capital da província de Hubei em 14 de janeiro e desde então está sob quarentena em um hotel na cidade enquanto realiza reuniões online com especialistas chineses e outros.
Após o encerramento da quarentena de duas semanas na quinta-feira (28), a equipe deve iniciar uma investigação completa.
Eles pretendem inspecionar um mercado de frutos do mar ligado a vários pacientes de Covid-19 no estágio inicial do surto e o Instituto de Virologia de Wuhan, de onde oficiais dos EUA afirmam que o vírus vazou.
A equipe também planeja entrevistar profissionais da saúde em uma tentativa de determinar onde o vírus de originou e qual rota ele tomou quando se espalhou para os humanos.
Como 1 ano se passou desde quando o vírus começou a se espalhar, oficiais da OMS estão manifestando dúvidas sobre se a investigação ajudará a identificar a sua origem.
O foco é sobre como a China aceitará pedidos da equipe da OMS, tal como fornecer dados relacionados.
Fonte: NHK