Como primeiro experimento no Japão, foi realizada a renovação da carta de motorista usando o sistema drive-in, na Delegacia de Fuefuki (Yamanashi), na quarta-feira (27).
Para prevenção à infecção pelo novo coronavírus, foram realizados todos os procedimentos, desde a recepção, treinamento e emissão do documento renovado, tudo dentro do carro. A experiência foi realizada com 17 motoristas.
Como no cinema drive-in, o motorista estacionou o carro no local indicado e sintonizou o rádio na frequência especificada.
Recebeu a apostila com informações de trânsito pela janela e assistiu ao vídeo no telão ou na TV instalada na frente do carro. A voz do policial falando ao microfone foi transmitida pelo rádio.
Uma mulher na casa dos 40 anos, residente na cidade de Fuefuki que participou parecia satisfeita, dizendo: “é muito conveniente terminar a renovação apenas sentada no carro. Pude fazer o curso sem me preocupar com o coronavírus”.
“Não apenas pudemos evitar a aglomeração, mas também podemos considerar que muitas pessoas, como deficientes físicos, idosos e as acompanhadas das crianças, podem se beneficiar. Vamos verificar os resultados e conectá-los a esforços futuros”, disse o chefe da delegacia onde se realizou o experimento.
Fonte: Asahi Shimbun