O governo japonês visa iniciar as vacinações contra Covid-19 em 1º de abril, o início do ano fiscal de 2021, para um total de cerca de 36 milhões de pessoas no país que farão 65 anos ou mais, visando encerrar as inoculações dentro de 3 meses.
O programa de vacinação para os idosos ocorrerá após a inoculação de profissionais da saúde, a qual deve começar no fim deste mês após a chegada ao Japão na sexta-feira (12) do primeiro lote da vacina contra coronavírus da Pfizer.
O Ministério da Saúde planeja enviar cupons de vacinação aos idosos a partir de meados de março. Com eles, os idosos poderão receber duas doses da vacina da Pfizer em intervalos de 3 semanas. Entretanto é incerto se o programa de vacinação de idosos ocorrerá como o planejado.
Uma fonte da indústria médica disse que será um desafio bem difícil encerrar as vacinações nos 3 meses.
“Ainda teremos que ver quantos médicos e enfermeiras que os governos municipais podem mobilizar para vacinações”, disse a fonte. Pessoas encarregadas de vacinação precisarão visitar alguns idosos em asilos, acrescentou a fonte.
Após os idosos, cerca de 8,2 milhões de pessoas com 14 condições de saúde subjacentes designadas pelo ministério, incluindo problemas respiratórios crônicos, doenças cardíacas e diabetes, serão vacinados, junto com cerca de 2 milhões de trabalhadores de instalações de cuidados aos idosos.
Fonte: Nippon