Aviso pedindo distanciamento social em banco na estaç ao King’s Cross em Londres (banco de imagens)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS o número de novos casos de infecções por coronavírus está em declínio no mundo.
Publicidade
O chefe da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus disse que o declínio parece ser devido aos países implementando medidas de saúde rigorosamente.
Mas ele alertou sobre complacência, chamando o declínio de perigoso como o vírus em si. Ele acrescentou que nenhum país deveria relaxar as medidas agora.
Os números tabulados pela OMS desde sábado (13) mostram que o total de novos casos durante os 7 dias com início em 4 de janeiro era de 5.045.658.
Esse foi o maior número já registrado.
A próxima semana, entretanto, que começou em 11 de janeiro foram registrados 4.858.913 casos, uma queda de cerca de 4% em comparação à semana anterior.
A semana de 18 de janeiro registrou 4.268.573 novos casos globalmente, queda semanal de 12% .
O número de novos casos também caiu nas duas semanas seguintes, resultando em quatro semanas consecutivas de declínio.
Dentre as seis regiões da OMS, as Américas e a Europa, incluindo Rússia, apresentaram declínios por 4 semanas consecutivas.
Os novos casos no Pacífico oeste que inclui Japão, China e Austrália; África e Mediterrâneo Oriental caíram por 3 semanas consecutivas.
Países individuais também registraram queda nos números de novas infecções. Os EUA, os quais têm a maioria dos casos acumulados no mundo, a Índia que é a segunda no número total de casos e o Reino Unido, onde casos de uma nova variante foram encontrados, apresentaram certo declínio.
O número de mortes na semana de 1º de fevereiro foi de 90.045, apresentando um declínio de cerca de 9%.
Fonte: NHK