A Nissan Motor ajustará a produção na província de Fukuoka nesta semana devido a interrupções nos fornecimentos de peças após um terremoto ter atingido o nordeste do Japão, disseram duas fontes com conhecimento do assunto.
O terremoto de sábado (13) afetou a fabricante de peças Hitachi Astemo, disseram as fontes.
A Hitachi Asteno, um empreendimento conjunto entre a Hitachi e a Honda, produz peças para sistemas de suspensão de carros em sua planta na província de Fukushima que são usadas por montadoras incluindo a Nissan e a Toyota.
A Nissan reduziu o horário de operação em duas linhas em sua planta de Fukuoka, que produz as vans Serena, a partir da noite de terça-feira (16), e paralisará a produção no sábado (20), disseram as fontes.
Contudo, uma porta-voz da Nissan disse que, até agora, a montadora não estava vendo impacto sobre a produção.
Em outros lugares, a Toyota disse na terça-feira que suspenderá temporariamente a produção em 14 linhas de 9 fábricas do grupo no Japão, visto que alguns de seus fornecedores foram afetados pelo terremoto.
A Hitachi Astemo disse na quarta-feira (17) que sua planta na província de Fukushima suspendeu a produção desde a segunda-feira devido a um apagão após o terremoto, disse um porta-voz da empresa.
A companhia precisa de tempo para inspecionar a fábrica e não informou quando as operações seriam retomadas.
Fonte: Nippon