Imagem ilustrativa (banco de imagens)
O Japão confirmou uma nova variante da Covid-19 e um cluster de infecção surgiu em uma instalação da imigração em Tóquio, representando novos desafios enquanto o país tenta se recuperar de uma terceira onda da pandemia.
Publicidade
A nova variante foi encontrada em 91 casos na região Kanto e 2 casos em aeroportos, disse o secretário-chefe do Gabinete Katsunobu Kato aos repórteres nesta sexta-feira (19).
O governo está aumentando a vigilância contra variedades mutantes, visto que elas podem ser mais resistentes a vacinas, as quais o Japão começou a distribuir nesta semana.
“Ela pode ser mais contagiosa do que cepas convencionais, e se continuar a se espalhar no país, ela pode levar a um rápido aumento nos casos”, disse Kato.
A nova variante parece ter se originado no exterior, mas é diferente de outros tipos que foram detectados no Japão esporadicamente, de acordo como Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID). Ela tem a mutação E484K na proteína spike do vírus que foi encontrada em outras variantes, o que pode comprometer a eficácia de vacinas.
O Japão registrou 151 casos de variantes do Reino Unido, África do Sul e Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A nação teve mais de 400 mil casos de Covid-19 com 7.194 mortes.
Enquanto isso, 5 funcionários e 39 detentos estrangeiros em uma instalação da imigração em Tóquio testaram positivo para Covid-19.
Todos os 130 detentos na instalação foram submetidos a testes para detecção do vírus, de acordo com um porta-voz para o Departamento Regional de Imigração de Tóquio. Nenhum dos casos é grave, e todos os detentos infectados continuam sob quarentena.
Fonte: Nippon