Em reunião online nesta terça-feira (23) com o ministro para reconstrução econômica, Yasutoshi Nishimura, os governadores das províncias de Osaka, Quioto e Hyogo pediram a retirada do estado de emergência até o dia 28 de fevereiro.
Antes da reunião, os 3 governadores fizeram uma conferência para confirmar o pedido de retirada e a necessidade de aliviamento progressivo das medidas preventivas.
Atualmente, os restaurantes que acatarem ao pedido de expediente reduzido recebem auxílio do governo de ¥60.000 por dia. Entretanto, com a retirada do estado de emergência, o valor do subsídio será reduzido para ¥40.000.
“Será importante balancear as medidas de prevenção e as atividades econômicas e sociais”, comenta o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura. O governador de Hyogo, Toshizo Ido, revelou que pretende continuar o pedido de expediente reduzido até as 9h mesmo que seja aprovada a retirada antes do data prevista em 7 de março.
“Temos muito medo da volta dos casos, por isso é necessário aliviar as medidas aos poucos”, disse o governador de Quioto, Takatoshi Nishiwaki.
Fonte: Asahi