A Toyota Motor começou na terça-feira (23) a construção de uma cidade inteligente no pé do Monte Fuji como local de teste para novas tecnologias incluindo robótica e inteligência artificial.
Inicialmente, cerca de 360 pessoas incluindo funcionários da Toyota se mudarão para a chamada Woven City a ser construída no antigo local de fábrica da montadora de 70.8 hectares em Susono (Shizuoka), abastecida por eletricidade gerada por células de combustível, que deriva energia de uma reação de hidrogênio-oxigênio, além de painéis solares.
A Toyota descreve a cidade – operada por companhias parceiras como a gigante das telecomunicações NTT – como um “laboratório vivo” onde testará veículos autônomos, robôs e inteligência artificial em um ambiente de mundo real.
A montadora japonesa contratou o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, que projetou o World Trade Center 2 na cidade de Nova Iorque e a sede da Google na Califórnia, para planejar o layout da Woven City.
A Toyota disse que as ruas na Woven City serão projetadas para três tipos de uso – somente veículos mais rápidos, mobilidade pessoal e pedestres e alameda somente para pedestres.
As construções, em sua maioria, serão feitas de madeira para minimizar a emissão de carbono, e as casas usarão sensores com base em inteligência artificial para verificar a saúde dos ocupantes, disse.
Fonte: News and Culture