O Departamento de Defesa dos Estados Unidos emitiu um comunicado ao governo chinês para parar as invasões em águas do território do Japão.
Nos dias 20 e 21 deste mês, dois navios da Guarda Costeira da China invadiram águas da costa de Sensaku, em Okinawa.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John F. Kirby, pediu para o governo chinês parar as invasões. “(As invasões) Podem causar danos físicos. Vou pedir para a China parar tais atitudes da Guarda Costeira”, comentou.
No dia 1 de fevereiro, a China promulgou uma nova lei que permite o uso de armas pelos navios chineses. “A China pode usar a nova lei para ameaçar os países vizinhos”, aponta o governo americano, que elevou o alerta em relação à movimentação chinesa no Mar da China Oriental.
O porta-voz Kirby comentou que apoia o Japão na disputa pelas Ilhas Senkaku.
O Ministro das Relações Exteriores Toshimitsu Motegi elogiou a posição do governo americano. “A China, que erroneamente reivindica posse das Ilhas Senkaku, está tomando atitudes que violam as leis internacionais. O Japão severamente critica a posição chinesa. Com o apoio dos EUA e dos países envolvidos, vamos tratar o assunto firme e resolutamente”, comentou.
Fonte: NHK