A Honda disse na quinta-feira (4) que começará a oferecer a partir de sexta-feira (5) o sedan renovado Legend no Japão equipado com tecnologia autônoma de nível 3”, enquanto a indústria de automóveis enfrenta intensa competição para desenvolver veículos autônomos e uma sociedade livre de colisões.
Esse é o primeiro veículo do mundo a chegar ao mercado que permite ao motorista se engajar em diferentes tarefas, incluindo ler e assistir à TV, quando o carro está em certas condições, como congestionamento no tráfego em vias expressas, disse o Ministério dos Transportes.
Mas no caso de uma emergência o motorista precisa tomar controle total do veículo.
A Honda planeja oferecer 100 unidades a nível nacional por um preço final de 11 milhões de ienes ($103.000) que estarão disponíveis apenas em uma locação de 3 anos.
Isso inclui pacote de serviço de manutenção, visto que o veículo precisa de técnicos especiais certificados pelo governo para lidar com sua tecnologia autônoma.
O Japão está disposto a dar um impulso no desenvolvimento de carros autônomos, com uma lei revisada que entrou em vigor em abril do ano passado permitindo veículos autônomos de nível 3 a circularem em vias públicas.
Tecnologias de direção autônoma são classificadas em 5 níveis. Na condução autônoma de nível 4, um veículo realiza todas as tarefas de direção sem intervenção humana dentro de uma área limitada, mesmo sob uma emergência. No nível 5, veículos não precisam de atenção ou interação humana.
Fonte: Mainichi