Ordens de evacuação foram emitidas para residentes da Nova Zelândia que moram em algumas partes na costa leste na Ilha Norte após um terceiro terremoto ter atingido a área nesta sexta-feira (5).
O mais recente foi um de magnitude 8,1 que atingiu as Ilhas Kermadec, nordeste da Ilha Norte da Nova Zelândia. Ele ocorreu após um de 7,4 na mesma região.
Antes, um outro tremor de grande proporção de magnitude 7,2 ocorreu a cerca de 900km de distância no leste da Ilha Norte e foi sentido por milhares de pessoas, causando seu próprio alerta de tsunami que foi retirado depois.
A Agência Nacional de Gestão de Emergência da Nova Zelândia (NEMA) emitiu um alerta de tsunami dizendo que áreas sob ameaça eram da Baída das Ilhas a Whangarei, de Matata à Baía de Tolaga, incluindo Whakatane e Opotiki, e a Ilha da Great Barrier.
Não houve ameaça de tsunami para outras áreas da Nova Zelândia.
Antes, o tremor de 7,2 foi sentido por mais de 60 mil pessoas em todo o país com muitos descrevendo-o como “severo”. Réplicas ainda estavam sendo registradas na área.
Não houve relatos imediatos de danos em decorrência dos terremotos.
Atualização às 10h20
Autoridades na Nova Zelândia emitiram alerta de tsunami, mas desde então o rebaixaram para um aviso nas áreas costeiras. Ordens de evacuaçãobm suspensas.
No Japão, o alerta de tsunami também foi cancelado.
Fonte: Asia Nikkei