Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Sempre é tempo de realizar o sonho: formanda de 84 anos

| Sociedade

Tinha um sonho, o qual abriu mão no passado. Mas, depois de aposentada decidiu-se por ele, dedicando 4 anos de sua vida.

Unigran Japan 2026
formanda

Kimiko, de quimono, ladeada pelo diretor, seus 4 filhos e um genro, na formatura (Yomiuri)

Para Omiya Central High School da província de Saitama, domingo (7), ficará para sempre no histórico. 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Essa data também será lembrada por uma formanda e seus filhos como exemplo de que sempre é possível realizar os sonhos. Kimiko Matsuura, 84 anos, compareceu à cerimônia de formatura vestida elegantemente de quimono.

Sua origem é estrangeira. Veio ao Japão com 5 anos, deixando a sua pátria, Coreia do Sul. Relembra que no passado bem distante abriu mão de estudar o colegial por causa do sonho de se tornar cabeleireira. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Depois do ginásio decidiu ingressar no curso técnico de cabeleireira em Warabi (Saitama) e também se matriculou no colegial. Mas, acabou desistindo do segundo pela dificuldade em levar os dois. Com o diploma profissional em mãos foi trabalhar e se casou aos 18. 

Para perseguir outro sonho

Conciliou a vida familiar, com 4 filhos, e sua profissão. Aos 30 e poucos anos obteve sua independência como profissional e abriu seu primeiro salão. Com o tempo ampliou para uma rede de 7 casas.

Com pouco mais de 70 anos decidiu fechar os seus salões. Mas, um antigo sonho não saía da sua mente, como um arrependimento. Exatamente aos 80 anos decidiu se matricular no curso à distância da Omiya Central High School, sem falar nada para ninguém. 

Seus dias passaram a ser atarefados com matemática, língua japonesa, história e outras disciplinas. “O conteúdo era diferente do passado, bem mais difícil”, relembra. Mas, entregava os relatórios todos conforme a regra, semanalmente. Uma vez por semana ia à escola para jogar bola com os colegas, todos bem mais jovens que ela. 

Foram dias felizes

Assim, passou 4 anos estudando e interagindo com outros alunos. No dia da formatura todos os seus 4 filhos e um genro foram parabenizar a mãe. “Fiquei surpreso por se formar. Meu respeito e meu orgulho”, declarou um deles, de 55 anos. 

“Com essa pessoa mais experiente aprendi a importância do esforço”, expressou o diretor da escola.

“Estou muito feliz por ter me desafiado. Foram dias felizes”, declarou a formanda. 

Fonte: Yomiuri Shimbun


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo