A China estreou um “passaporte de vacina de coronavírus” quando Pequim faz campanha para reconhecimento mútuo de certificados de saúde, esperando apoiar um retorno de viagem internacional mais ampla com a disseminação das imunizações.
Desde segunda-feira (8), o International Travel Health Certificate pode ser baixado através do app WeChat, similar a um existente app de código de saúde que rastreia registros de viagens.
Ele contém informação de vacinação contra Covid-19, assim como resultados de testes de diagnóstico de ácido nucleico e de anticorpos séricos.
As atuais restrições de fronteira relacionadas ao coronavírus exigem que viajantes apresentem vários testes mostrando resultado negativo dentro de 48 horas de suas partidas e eles devem fazer quarentena na chegada.
Suspensões de viagens forçaram negócios estrangeiros a diminuírem o ritmo de investimentos, revelou um estudo feito pela Câmara do Comércio Americano no Sul da China no mês passado.
“Um passaporte de vacina pode ajudar na recuperação da vida normal, promover turismo internacional e comércio”, disse Zhang Zhengfu, representante para a conferência consultiva política realizada junto com o congresso.
Mas Zhang citou o risco de abrir fronteiras amplamente, visto que as vacinações ainda estão em um estágio inicial.
Fonte: Asia Nikkei