As exportações de produtos do Japão diminuíram 4,5% em fevereiro comparado ao ano anterior, marcando o primeiro declínio em 3 meses, visto que a demanda dos EUA por itens como carros continuou lenta em meio à prolongada pandemia de coronavírus, mostraram dados do governo na quarta-feira (17).
As exportações caíram para ¥6,04 trilhões com uma queda em envios para os EUA e uma diminuição de 3,3% naqueles para a União Europeia, com uma compensação de crescimento de 3,4% em carregamentos para a China, disse o Ministério das Finanças em um relatório preliminar.
Por item, as exportações caíram 12,9% para carros, 40,7% para combustíveis minerais como óleo diesel e 27,5% para navios.
As importações do Japão em todo o globo aumentaram 11,8%, para ¥5,82 trilhões em fevereiro, marcando o primeiro crescimento em 22 meses, visto que houve recuperação acentuada na entrada de produtos da China em comparação ao ano anterior quando a segunda maior economia do mundo foi atingida pelo vírus.
A recuperação da economia do Japão do impacto inicial da pandemia foi conduzida pelas fortes exportações, as quais levaram a terceira maior economia do mundo a registrar um crescimento real anualizado de 11,7% no período de outubro a dezembro em comparação ao trimestre anterior.
Fonte: Japan Times