Países na Europa retomam uso de vacina da AstraZeneca (banco de imagens)
Estados líderes da União Europeia – UE devem reiniciar a imunização com a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca após a reguladora de medicamentos da Europa ter concluído que ela era “segura e eficaz”.
Publicidade
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) revisou a vacina após 13 estados membros terem suspendido seu uso por temores de uma ligação com formação de coágulos sanguíneos.
Foi concluído que a vacina “não estava associada” com um maior risco de formação de coágulos sanguíneos.
Alemanha, França, Itália e Espanha disseram que retomariam o uso da vacina.
Depende de estados individuais da UE decidirem se e quando reiniciar as vacinações usando a preparação biológica da AstraZeneca. A Suécia disse que precisava de “poucos dias” para decidir.
Na quinta-feira (18), a Organização Mundial da Saúde pediu aos países que continuassem usando a vacina, e deve divulgar resultados de sua própria revisão de segurança nesta sexta-feira (19).
A investigação da agência estava focada em um pequeno número de casos de doenças sanguíneas incomuns. Em particular, ela estava analisando casos de trombose venosa cerebral.
Decisões para suspender o uso da vacina espalharam preocupações em relação ao ritmo do programa de vacinação da região, o qual já havia sido afetado por escassez no fornecimento.
Fonte: BBC