Estudo dos EUA afirma eficácia e segurança de vacina da AstraZeneca (banco de imagens)
A vacina da AstraZeneca mostrou 79% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19 e 100% contra doença grave e hospitalização em um novo ensaio clínico feito nos EUA, disse a companhia na segunda-feira (22).
Publicidade
As descobertas do novo ensaio de fase 3, que incluiu mais de 32 mil participantes, pode aumentar a confiança na vacina, que foi originalmente desenvolvida pela Universidade de Oxford.
O teste mostrou que a vacina foi bem tolerada e não identificou preocupações com a segurança, disse a companhia.
Um comitê independente “não encontrou risco aumentado de trombose ou eventos caracterizados pela trombose entre 21.583 pacientes que receberam pelo menos uma dose da vacina”, de acordo com a AstraZeneca.
Os novos dados vieram de um teste de fase 3 conduzido nos EUA, Chile e Peru. A AstraZeneca disse que planeja apresentar as descobertas a um jornal científico para revisão em pares (peer review).
A vacina da Oxford-AstraZeneca se tornou assunto de controvérsia no início deste mês quando vários países europeus incluindo Noruega, França e Dinamarca terem decidido suspender temporariamente seu lançamento devido a relatos de formação de coágulos sanguíneos em pacientes vacinados.
Uma investigação de emergência feita pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) chegou à conclusão na quinta-feira passada que a vacina é “segura e eficaz” em prevenir coronavírus e “não está associada a um aumento no risco geral de eventos tromboembólicos, ou coágulos sanguíneos”.
Fonte: CNN