A Austrália enfrenta sua pior inundação em décadas.
Mais de 18 mil pessoas foram evacuadas de suas casas em Nova Gales do Sul na Austrália enquanto fortes chuvas e grandes inundações continuam atingindo o estado, fazendo com que algumas áreas pareçam “mares interiores”.
Chuvas vêm impactando comunidades desde 18 de março, mas as inundações se intensificaram ao longo do fim de semana, com imagens mostrando ruas, árvores e casas completamente submersas em algumas áreas.
Aerial footage shows the extent of flooding in New South Wales, Australia.
Artigos relacionados...
Hundreds of people have been rescued and around 18,000 have fled their homes across the country’s east coast.
More here: https://t.co/xMzc9fpOSZ pic.twitter.com/gMteyWNGSw
— Sky News (@SkyNews) March 22, 2021
Até 38 locais no estado são considerados áreas de desastre natural e 19 ordens de evacuação foram emitidas, com mais a vir, disse em uma coletiva de imprensas o premier de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian.
Um alerta de tempo severo também foi emitido para a vizinha Queensland, com fortes chuvas provavelmente causando inundações nas áreas norte e sul do estado.
Fotos mostram jardins e casas submersos e ruas inundadas com a água chegando na altura dos joelhos. Em Meu Heights, um residente filmou um canguru nadando nas águas acumuladas em um jardim, enquanto as ruas se transformaram em rios, reportou o Nine News.
Evacuation orders have been issued in New South Wales, after Australia’s east coast was hit by severe flooding, following record-breaking rainfall.
Read more about this story: https://t.co/GZVZhc7deY pic.twitter.com/gflrcMON27
— Sky News (@SkyNews) March 20, 2021
O relatório 2020 do Estado do Clima do Departamento de Meteorologia e Comunidade Científica e Organização de Pesquisa Industrial (CSIRO) disse que ocorrência de fortes chuvas no país estão se tornando mais intensas, e mudança climática está influenciando na “frquência, magnitude e impactos de tal clima severo.
Fonte: CNN