Operária em fábrica (ilustrativa/banco de imagens)
Uma expansão da atividade em fábricas no Japão tomou o ritmo em março, mostrou uma pesquisa do setor privado na quarta-feira (24), auxiliada pela perspectiva de uma recuperação econômica global enquanto um crescente número de países inicia as vacinações contra Covid-19.
Publicidade
Entretanto, o setor de serviços continuou enfrentando dificuldades, com empresas sofrendo com o golpe do coronavírus mesmo após o governo ter suspendido o estado de emergência na região de Tóquio.
O índice do au Jibun Bank Flash Japan Manufacturing Purchasing Managers (PMI) aumentou de 51.4 em fevereiro para 52.2 em março ajustado sazonalmente.
Isso significa que a atividade de fabricação ficou acima do limite de 50.0 que separa contração e expansão, pelo segundo mês consecutivo.
A pesquisa PMI mostrou que a atividade foi auxiliada pela crescente produção e novos pedidos. Pedidos futuros, os quais que mostram expectativas de crescimento das empresas para o ano à frente, também continuaram fortemente positivos.
“Sentimentos positivos se originaram da expectativa de que tanto as suspensões do estado de emergência como de restrições mais amplas, enquanto vacinações iniciam, causaria uma recuperação na demanda tanto no mercado doméstico como no externo”, disse Usamath Bhatti, economista no IHS Markit, que compila a pesquisa.
Apesar da expansão de produção e pedidos, fabricantes estavam hesitantes em contratar mais trabalhadores, reportando o terceiro mês consecutivo de cortes de empregos.
Fonte: Nippon