Uma multa de 5 mil libras a qualquer pessoa na Inglaterra que viajar para o exterior sem uma boa razão deve entrar em vigor na próxima semana como parte de leis relacionadas ao coronavírus.
A penalidade está incluída em lei que será votada por membros do parlamento na quinta-feira (25).
Atualmente, férias no exterior não são permitidas sob a regra “fique em casa” que se encerra na segunda-feira (29).
A partir da semana que vem a proibição de sair do Reino Unido se tornará uma lei específica, apoiada pela ameaça de uma multa.
Sob o plano atual para relaxamento das restrições, a data mais breve para as pessoas na Inglaterra poderem ir ao exterior de férias seria 17 de maio.
Isso ocorre enquanto outro aumento em casos de Covid-19 na Europa continental, assim como início lento de vacinação, coloca dúvidas sobre a retomada de férias no exterior.
Razões legalmente permitidas para viagens ao exterior atualmente incluem trabalho, voluntariado, educação, necessidades médicas e para comparecer a casamentos e funerais.
O Ministro da Saúde Matt Hancock disse que restrições sobre viagem ao exterior para lazer eram necessárias a fim de se prevenir contra a importação de grandes números de casos e novas variantes que podem colocar a vacinação em risco.
Qualquer um que esteja viajando para o exterior precisa preencher uma declaração de viagem determinando uma razão válida para sair do país.
Fonte: BBC