Funcionários do governo japonês estão preocupados com a indústria de semicondutores do país ficando atrás de competidoras globais. O Ministério da Indústria está prometendo combater o problema através de um painel de especialistas.
O Ministro da Indústria, Hiroshi Kajiyama, participou da reunião inaugural na quarta-feira (24).
Membros compartilharam a opinião de que o Japão fica atrás dos EUA e China em fornecer subsídios às fabricantes de chips. Eles também apontaram a necessidade de políticas que melhorem as redes de fornecimento.
Os membros concordaram em ajudar fabricantes japonesas a conduzirem pesquisa conjunta com competidoras estrangeiras e construir fábricas que produzem dispositivos de alta tecnologia, como chips para smartphones.
Eles estudarão a promoção de investimento em semicondutores para automóveis a fim de potencializar as vantagens das fabricantes de chips japonesas.
Chips para computador estão com fornecimento escasso em todo o mundo, forçando montadoras a cortarem produção. Um incêndio na fábrica de chips da Renesas em Ibaraki na semana passada poderia resultar em ainda mais problemas.
O painel planeja elaborar suas propostas até maio.
Fonte: NHK