A poeira asiática ou poeira amarela vinda da China, dos desertos da Mongólia e do Cazaquistão, onde ventos de superfície de alta velocidade e tempestades de poeira intensas levantam nuvens densas de partículas de solo seco e fino, cobre parte do Japão na segunda-feira (29), podendo se estender até o dia seguinte.
A poeira amarela deverá ficar na atmosfera em vastas áreas do oeste ao norte do Japão. Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, por volta das 15h de domingo (28) a visibilidade a olho nu, no norte da China, era de menos de 2km.
No Japão não chega a tanto, mas essas partículas podem piorar os sintomas das pessoas com alergia ou doença respiratória. Recomenda-se o uso da máscara, não só como medida contra a epidemia do novo coronavírus.
Com a recuperação do clima e a elevação da temperatura na segunda-feira, prevê-se uma quantidade maior de pólens na atmosfera. Os sintomas da polinose (kafunsho em japonês) podem piorar com essas partículas vindas do deserto, portanto, recomenda-se reforçar as medidas preventivas.
Além disso, a recomendação é evitar estender a roupa lavada.
Na segunda e terça-feira, dependendo da área, a poeira amarela poderá reduzir a visibilidade a 10km e, em alguns locais, poderá chegar a 5km, o que requer mais cuidado no tráfego.
Fontes: Weather News e NHK