A startup japonesa de veículos elétricos Fomm lançará seu primeiro carro compacto para o público geral em maio.
Sediada em Kawasaki, a Fomm começou a fabricar e vender veículos elétricos (VEs) na Tailândia em 2019 e agora ela planeja comercializar uma versão modificada no Japão.
O VE de 4 lugares da Fomm mede 2,6m de comprimento e 1,3m de largura e entra na categoria de veículos leves do Japão. Ele percorre uma distância de 166Km e acelera até 80Km/h, permitindo que ele seja conduzido em vias expressas.
Com o preço de ¥ 2,74 milhões, o veículo é uma versão modificada do modelo tailandês para atender aos padrões de segurança japoneses. O carro já estava disponível no Japão para operadoras de negócios no setor de carsharing. A Fomm visa vender 350 veículos no arquipélago em 2021.
O modelo Fomm One pode operar em inundações, graças a uma parte inferior impermeável. Ele é capaz de avançar e mudar de direção quando parcialmente submerso, usando suas rodas frontais para empurrar água para trás.
Desde abril de 2019, a Fomm vendeu 400 carros compactos na Tailândia. A companhia planeja aumentar a produção anual em sua planta tailandesa para cerca de 5 mil unidades e exportar mil para o Japão.
Fonte: Asia Nikkei