Bandeira do Japão e Tokyo 2020 (banco de imagens)
A chefe do Fundo Monetário Internacional – FMI, Kristalina Georgieva, disse na terça-feira (30) que a recuperação da economia do Japão não será prejudicada pela realização da Olimpíada de Tóquio sem espectadores, enquanto saúda a “forte resposta” do país à pandemia de coronavírus.
Publicidade
“Em termos de impacto econômico (a partir da mudança dos jogos), seria mínimo. Temos feito alguns cálculos e concluímos que isso não vai prejudicar a economia japonesa”, disse a diretora-geral em uma entrevista online para a agência Kyodo.
Em relação à previsão de crescimento do Japão para este ano, a instituição sediada em Washington está esperando uma revisão para cima de sua projeção de janeiro de que a terceira maior economia do mundo crescerá 3,1%, sugeriu ela.
O FMI divulgará seu relatório principal sobre a economia mundial na próxima semana.
Seus comentários ocorrem quando conselhos de organização da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio decidiram formalmente no início deste mês que os jogos de verão proibirão a entrada de espectadores de outros países devido à pandemia de coronavírus.
Georgieva também disse que a decisão para realizar a Oimpíada nesse ponto é “claramente justificada” pelo progresso que foi feito até agora nos esforços de vacinação contra coronavírus.
O Japão também respondeu de forma apropriada, rápida e eficaz à crise de saúde e econômica, através de medidas como massivo estímulo fiscal e facilitação monetária, de acordo com Georgieva.
Fonte: News and Culture