Na manhã de segunda-feira (5) chegou a aeronave da ANA-All Nippon Airways com a carga de vacina da Pfizer, vinda da Bélgica.
Com uma unidade de vidro podem ser obtidas 6 doses da vacina contra o novo coronavírus, portanto, dessa carga serão extraídas 1.899.000 doses. Foi a maior quantidade já importada, sendo a 11.ª dessa empresa farmacêutica.
De acordo com a ANA, a capacidade de carga aumentou porque a aeronave foi alterada para uma maior do que a utilizada até agora.
Idosos começam a ser vacinados
A partir de segunda-feira as doses para vacinação serão despachadas para todas as 47 províncias do país. Até o momento, a prioridade da inoculação foi para os profissionais das áreas médica e da saúde, desde fevereiro.
Em 12 deste mês começa a inoculação dos 36 milhões de idosos com idade superior a 65 anos. Tóquio, Kanagawa e Osaka são as que mais receberão a vacina da Pfizer, começando com 3,9 mil doses, enquanto as demais iniciam com 1.950. Depois, essas quantidades serão aumentadas gradativamente.
De cada vidro serão extraídas 5 doses, inicialmente. Mas, a partir da segunda quinzena de maio o governo deverá mudar a seringa e agulha para extrair 6 doses.
Até o final de junho, a previsão é que todos os idosos possam ter recebido as duas doses.
Fontes: NHK e Sankei