Imagem ilustrativa de vacina contra Covid-19 (Pixnio)
A vacinação contra o novo coronavírus para os idosos com idade acima dos 65 anos começou na segunda-feira (12), mas parece que vai ser mais intensa só depois do feriado de Golden Week.
Publicidade
O Tokyo Shimbun perguntou a Taro Kono, Ministro da Reforma Administrativa, responsável pelo transporte e armazenamento das vacinas, sobre o andamento das negociações com a União Europeia (UE) em relação à importação e ao cronograma de abastecimento das vacinas.
Para cada transporte aéreo a UE exige aprovação
O governo japonês tem contrato com a empresa Pfizer para importação das doses fabricadas na Europa. Em maio, serão entregues semanalmente 9.188 caixas – cerca de 8,96 milhões de doses, no cálculo de 5 doses por frasco – e em junho, o contrato é de mais volume.
“O volume de importação em maio e junho foi confirmado com a Pfizer. No entanto, é necessária a aprovação da UE para essa importação. Além disso, para cada transporte aéreo exige-se uma aprovação”, explicou Kono.
A aprovação nunca foi recusada desde fevereiro, quando a importação começou. No entanto, espera-se que a aprovação seja necessária mais de uma dúzia de vezes nos meses de maio e junho, e não há garantia de que será aprovada no futuro.
Até junho os idosos terão sido vacinados
Ministro Taro Kono (Tokyo Shimbun)
O plano é de entregar cerca de 16 mil caixas (15,6 milhões de doses) aos municípios em todo o país nas duas semanas, de 10 a 23 de maio. Até o final de junho todos os 36 milhões de idosos deverão ser inoculados.
Em relação às seringas e agulhas que permitem extrair 6 doses de cada frasco, Kono disse “acho que a troca deverá acontecer em maio”.
Ao contrário dos ingressos dos shows, não vai esgotar
A fabricante Pfizer está enfrentando dificuldades na produção em larga escala, na Europa. Quando aumenta a capacidade, o volume de produção cai temporariamente. “Quando a produção começou no início da primavera, trabalhamos muito para negociar o fornecimento o quanto antes”, disse Kono.
Imprevistos também atrasam a chegada, como aconteceu com um lote por causa do acidente com o navio no Canal de Suez.
“Pode levar algum tempo para a inoculação, mas ao contrário dos ingressos para shows, não vai se esgotar. Nós vamos entregar por ordem de chegada, por isso, por favor espere sua vez para ser vacinado”, prometeu o ministro.
Vacinação no mundo
Até meio-dia de terça-feira (13), foram aplicadas 1,7 milhão de doses no Japão, ou 1% da população alvo.
Até segunda-feira (12), a média de vacinação no mundo é de 5,6%, enquanto nos EUA é de 36%, 47,3% no Reino Unido, 19% no Canadá, 10% na Argentina e 9,1% no Brasil.
Fontes: Tokyo Shimbun, News Digest e SapMed