Na sexta-feira (16), soube-se que o governo decidiu aplicar as Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação às províncias de Saitama, Chiba, Kanagawa e Aichi, onde a infecção pelo novo coronavírus está se expandindo novamente.
O anúncio oficial será feito pelo Primeiro-Ministro depois de reportar a Dieta Nacional e durante a reunião na sede de contramedidas, na noite de sexta-feira.
O período será entre 20 deste mês a 11 de maio, em cidades específicas das 4 províncias.
- Saitama: cidade homônima e Kawaguchi
- Chiba: Ichikawa, Funabashi, Matsudo, Kashiwa e Urayasu
- Kanagawa: Yokohama, Kawasaki e Sagamihara
- Aichi: Nagoia
As ações das medidas são:
- expediente reduzido nos bares e restaurantes, até 20h
- restrições na realização de eventos
- evitar sair de casa sem urgência e também evitar deslocamento para outras províncias
Com a inclusão dessas 4 províncias, aumenta para 10, pois já estão valendo para Miyagi, Osaka, Hyogo, Quioto, Okinawa e Tóquio.
Tóquio: pedido para não visitar a capital
Na quinta-feira (15) a governadora de Tóquio fez um pedido especial para as pessoas – assalariados e estudantes – que se deslocam para lá. “Na medida do possível não venham, exceto para funcionários essenciais”, clamou.
Embora esteja sob as medidas prioritárias, o número de pessoas testadas positivo vem aumentando. O mesmo vem acontecendo com Osaka, Hyogo, Quioto e Okinawa.
Medidas antecipam estado de emergência
O governo aplica essas medidas especiais quando a comissão de especialistas avalia que a província está no estágio III, ou seja, de expansão da infecção. Quando se avalia que o quadro é de infecção explosiva, estágio IV, o governo declara estado de emergência.
Fontes: NHK, Daily e Tokyo Shimbun