O segundo tufão do ano, Surigae, causou danos nas Filipinas, quando classificado como violento. Mais de 100 mil pessoas foram evacuadas na segunda-feira, quando se aproximou, mesmo a 500 km de Quezon, com rajadas de vento de até 195 quilômetros por hora ou mais de 50m/s. Causou danos materiais e há notícia de uma vítima fatal.
Uma área de alta pressão que se estende da China ao Japão está impedindo o tufão de se mover para o interior do país, o que seria devastador.
Na manhã de terça-feira (20) estava se movendo lentamente para o sentido noroeste. Esse supertufão deverá perder um pouco dessa potência ao se aproximar das ilhas da província de Okinawa, conforme a previsão.
Na quinta-feira (22) deverá mudar para o nordeste e se aproximar de Okinawa no dia seguinte, na categoria de muito forte, com tempestade de 50 metros por segundo, o equivalente a 180km/h.
Sua área de tempestade deverá causar elevação de ondas, chegando a 4 metros. Por conta da aproximação alguns serviços de navegação que conectam as ilhas de Ishigaki à de Iriomote, bem como os navios que partem e chegam às ilhas Aguni e Tarama, foram cancelados.
A ilha principal poderá ser afetada pela tempestade no sábado (24). Com a aproximação do segundo tufão é preciso ter o cuidado de se afastar das áreas costeiras.
Por enquanto não há previsão de aproximação do arquipélago principal, mas dependendo do curso poderão ocorrer tempestades e chuvas intensas, na próxima semana.
Fontes: FNN e Tenki