Na quarta-feira (21) o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar anunciou que 2.352 novos casos de infecção por uma das variantes do novo coronavírus foram confirmados em 42 províncias na semana passada.
Esse resultado é 150% maior do que o da semana anterior. Assim, calcula-se que sejam pelo menos 6 mil pessoas infectadas pelo vírus mutante no Japão.
A maioria é da cepa britânica, seguida da sul-africana e brasileira, mas já foram confirmadas também das Filipinas e da Califórnia (EUA).
Além disso, o índice de infectados pelo coronavírus convencional é de 5,7% na população em idade escolar – crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. Mas, em relação a essas variantes, sobe para 10,3%.
Mie com alto índice de infecção pela variante
A província declarou o próprio alerta de emergência na terça-feira (20). No dia seguinte foram confirmados 57 novos casos de infecção em Mie, incluindo um cluster em um jardim de infância. Esse resultado marca o pior resultado desta epidemia.
Além disso, o vírus mutante foi confirmado em 92 pessoas, na quarta-feira. Ele é detectado por amostragem das pessoas testadas positivo. A taxa de positividade é extremamente alta na província, chegando a 94,8%.
Fontes: NHK e CBC TV