Na segunda-feira (26), o governo disse que até agora detectou mais de 20 novos casos da variante indiana de Covid-19 no Japão – um aumento no número de casos da nova cepa potencialmente preocupante que poderia ser mais resistente a vacinas existentes.
“De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), um total de 21 casos foram confirmados no país, dos quais 20 foram na quarentena de aeroportos e um entre casos domésticos”, disse o secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato, o principal porta-voz do governo, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.
O governo reconheceu pela primeira vez na semana passada que havia detectado 5 casos da variante “dupla mutante”, que tem as características de duas mutações virais diferentes. A Índia também detectou uma variante “tripla mutante” e Kato disse que o ministério estava investigando a situação.
A variante dupla, oficialmente conhecida como B.1.617, foi detectada pela primeira vez na Índia em outubro. O país se tornou o ponto central global de Covid-19 nas últimas semanas.
Embora não esteja claro se a nova variante tenha alimentado a propagação explosiva de casos, a existência da nova cepa desencorajou muitos observadores, os quais temem que isso poderia impactar nas eficácia de vacinas.
Contudo, Kato disse que não havia conclusão definitiva em relação à eficácia de vacinas contra a variante dupla.
“O Ministério da Saúde está trabalhando com outros países, a OMS e especialistas para coletar, avaliar e analisar informação pertinente a variantes, não somente aquela detectada na Índia”, disse Kato, prometendo aumentar estruturação de quarentena como parte de medidas de controle de fronteira e verificação de variantes dentro do país.
Fonte: Japan Times