A Suzuki Motor anunciou, na terça-feira (11), que o número total de veículos leves (kei) vendidos no Japão atingiu a marca dos 25 milhões, no final de abril.
Desde o lançamento do primeiro kei produzido em massa, o Suzulight, em 1955, abriu o mercado com veículos marcados pelo sucesso, como o Alto e Wagon R. Isso foi obtido em 65 anos e 7 meses.
Os mais famosos são o Alto, com 5,24 milhões de unidades, por causa do preço. Em relação ao conforto, após as inovações, é o Wagon R, com 4,81 milhões vendidos. A minicamionete Carry está em terceiro lugar nas vendas, com 4,67 milhões e a van Every com o marco de 3,25 milhões.
O lendário Jimny foi lançado em 1970 e continua sendo bem vendido para as pessoas que gostam de lazer outdoor.
Atualmente, as plantas de Kosai e Iwata (Shizuoka) produzem um total de 10 modelos de veículos kei. De acordo com a empresa, “os mini veículos desempenham um papel importante como meio de transporte para quem vive nas regiões interioranas e também para o cotidiano nas cidades. Continuaremos a fornecer produtos valiosos”. Os carros kei são caracterizados pelos baixos custos de manutenção e facilidade de direção.
A Suzuki tem 40% da fatia do mercado de veículos kei do país e penetração domiciliar de 50%.
Fontes: Nikkei e Shizuoka Shimbun