Primeiro-Ministro (NHK)
Na sexta-feira (14) o Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, fez um pronunciamento especial para informar sobre a ampliação da declaração do estado de emergência, incluindo as províncias de Hiroshima, Hokkaido e Okayama, de 16 a 31 deste mês. Assim, são 9 no total, alinhando com Tóquio, Osaka, Hyogo, Quioto, Aichi e Fukuoka.
Publicidade
Em relação à aplicação das Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, foram incluídas as províncias de Gunma, Kumamoto e Ishikawa, somando 10. O período é entre domingo (16) a 13 do próximo mês, no total de 29 dias.
“O governo não mudou sua crença de que é um momento importante para interromper a infecção à medida que as cepas mutantes se espalham e tomou decisões com respeito às opiniões dos especialistas”, explicou o Primeiro-Ministro.
Infográfico das províncias em estado de emergência e sob medidas prioritárias (NHK)
Além do forte pedido à população para evitar sair sem necessidade, abster-se de se aglomerar para churrascos e beber nas ruas e parques, os estabelecimentos como bares, restaurantes, karaokês, centros comerciais com mais de mil metros quadrados, entre outros, terão expediente reduzido. Nas províncias sob estado de emergência os bares e restaurantes não podem servir bebidas alcoólicas. No descumprimento poderão ser multados.
Nas províncias sob as medidas prioritárias o governo local estabelece quais são as cidades alvo.
Aceleração da vacinação
Suga disse em seu pronunciamento que a vacinação, chave para o controle da infecção, está prevista para ser concluída até o final de julho em 1.490 municípios, distritos e vilas, que respondem por 85% do total nacional.
O movimento para estabelecer um centro de inoculação em grande escala está se expandindo com a cooperação das províncias e hospitais universitários. Além disso, até o final de junho, será iniciada a inoculação para o público em geral nas cidades com perspectiva de concluir a vacinação para idosos.
Com a cooperação das equipes médicas das instituições privadas, a política é promover a vacinação em massa nas empresas. “Vamos acelerar a vacinação para recuperar o cotidiano seguro o mais rápido possível”, declarou Suga.
Fontes: ANN, NHK, Tokyo Shimbun e Impress Watch