Dois fortes terremotos atingem a China

O primeiro terremoto ocorreu na noite de sexta-feira (21), seguido por outro de 7,3 na madrugada deste sábado.

 

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), um segundo terremoto atingiu a China.

Um tremor de magnitude 7,3 atingiu o sul de Qinghai na madrugada deste sábado (22). O epicentro do terremoto foi a cerca de 10Km de profundidade na central da China, a aproximadamente 1.000Km ao norte de um abalo anterior.

O geofísico do USGS, Jonathan Tytell, disse que a agência espera “prejuízos significantes” e danos do terremoto, mas que seu epicentro foi em sua maioria na área rural. Não houve relatos imediatos de mortes.

Na noite de sexta-feira (21), um outro terremoto forte e raso sacudiu uma área no sudoeste da China perto de Myanmar, causando pelo menos uma morte.

Os dois terremotos não estão relacionados, disse Tytell.

O USGS disse que o epicentro do terremoto de magnitude 6,1 de sexta-feira foi a 10Km abaixo da superfície no noroeste da cidade de Dali, uma área cênica na província de Yunnan.

Terremotos rasos geralmente causam mais danos na superfície da Terra, principalmente em áreas populosas.

O terremoto foi forte em Dali, mas mídias chinesas divulgaram que não houve grandes danos.

O departamento de sismologia de Yunnan disse que recebeu relato de uma morte e seis pessoas feridas na área de Dali, citando magnitude de 6,3 e disse que o epicentro do terremoto foi a 8Km abaixo da superfície.

A área vivencia atividade sísmica frequente. Em 2020, um terremoto de magnitude 5 em Yunnan causou a morte de 4 pessoas e deixou 23 feridos, de acordo com o Centro de Redes de Terremotos da China.

O pior terremoto da China nos últimos anos atingiu a área montanhosa oeste da província de Sichuan no norte de Yunnan em 2008, matando cerca de 90 mil pessoas.

Fonte: ABC 7

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi: 597 testam positivo na sexta-feira e apelo do governador para reduzir a infecção

Publicado em 21 de maio de 2021, em Sociedade

A província tem uma soma cumulativa de 43.521 pessoas infectadas com o resultado de sexta-feira. Governador reitera as contramedidas.

Oasis 21, em Nagoia (Wikimedia)

A província de Aichi teve 597 novos casos de infecção pelo coronavírus na sexta-feira (21), sendo 255 em Nagoia, 27 em Toyohashi e em Toyota, 23 em Ichinomiya, 15 em Okazaki, entre outras cidades.  

Publicidade

Além do anúncio de pedido de fechamento dos shopping centers e outras grandes instalações comerciais com mais de mil metros quadrados no sábado e domingo, até o final do mês, o governador emitiu um pedido especial à população.

Pede a cooperação contínua nas medidas de prevenção da infecção, a fim de restaurar a vida diária o mais rápido possível. As ações solicitadas são:

  • Considerando que o número de infecções causadas pelas cepas mutantes está aumentando, do ponto de vista da prevenção da propagação da infecção para outras áreas, evitar o máximo possível se locomover para outras províncias, se não tiver necessidade ou urgência   
  • São as as províncias sob estado de emergência (Tóquio, Osaka, Hyogo, Quioto, Aichi, Fukuoka, Hokkaido, Okayama e Hiroshima. Okinawa a partir de domingo) e medidas prioritárias (Gifu, Gunma, Saitama, Chiba, Kanagawa, Ishikawa, Kumamoto e Mie)
  • Levar em consideração as medidas básicas de prevenção de infecção, especialmente em relação aos idosos, pessoas com condição médica subjacente e gestantes, para evitar que sejam infectados. Essas últimas devem evitar as idas às instalações com alto risco de infecção
  • Para todos, solicita abstenção de sair desnecessariamente e reforça a implementação de todas as medidas básicas, incluindo evitar aglomeração
Fonte: Gov. Aichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão