O Japão deve autorizar o uso da vacina da Pfizer contra coronavírus para cerca de 4 milhões de jovens entre 12 e 15 anos já na segunda-feira (31), disse o Ministro da Saúde Norihisa Tamura, seguindo os passos dos EUA no início deste mês.
Na sexta-feira (28), um painel do ministério recomendou a flexibilização da restrição de idade sobre quando as pessoas podem receber a vacina da Pfizer – atualmente estabelecida a 16 anos – sem conduzir um ensaio clínico adicional no país.
Tamura disse que a medida entraria em vigor após o governo revisar suas diretrizes sobre uso emergencial do imunizante.
O painel também aprovou estender o período máximo de armazenamento da vacina, de 5 dias para 1 mês, a temperaturas entre 2 e 8 graus Celsius. Para armazenamento mais longo, o imunizante da Pfizer precisa ser mantido a uma temperatura de cerca de 75 graus Celsius negativos.
O governo japonês aprovou a vacina da Pfizer em fevereiro deste ano e começou a inocular profissionais da saúde. As vacinações dos idosos tiveram início em abril.
O Japão está recebendo vacinas suficientes da Pfizer para 97 milhões de pessoas.
A Moderna também divulgou resultados de ensaios clínicos mostrando a eficácia de sua vacina em jovens entre 12 e 17 anos e está se preparando para expandir seu uso para eles em alguns países.
Atualmente ela é autorizada para pessoas acima de 18 anos.
O Japão aprovou a vacina contra coronavírus da Moderna no início do mês.
Fonte: News and Culture