Organizadores das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio dizem que 10 mil voluntários se retiraram dos Jogos desde a terça-feira (1º).
Eles estão entre os 80 mil voluntários que o comitê organizador havia garantido para os Jogos, adiados em 1 ano devido à pandemia de coronavírus.
A desistência de voluntários começou em fevereiro deste ano após o então presidente do comitê organizador, Yoshiro Mori, ter sido alvo de críticas pelos seus comentários machistas.
Mesmo após Mori ter renunciado ao cargo para assumir responsabilidade pelos seus comentários, mais voluntários continuaram a abandonar o posto, citando outros fatores como medo da infecção ou mudanças em seus próprios ambientes de trabalho.
O diretor-geral do comitê, Toshiro Muto, acredita que algumas pessoas acharam difícil atuar como voluntárias em vista de suas agendas.
Muto sugere que a saída de tantos voluntários não representará um problema, citando medidas como a possibilidade de alguns trabalharem tanto nas Olimpíadas como nas Paralimpíadas.
Fonte: NHK