A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. está considerando sua primeira planta de fabricação de chips no Japão, enquanto Tóquio pede a companhias que expandam a produção de semicondutores no país.
A TSMC – a maior fabricante de chips por contrato do mundo e uma fornecedora principal da Sony e outras empresas japonesas – está avaliando planos para construir uma planta na província de Kumamoto, disseram quatro pessoas ao jornal Asia Nikkei.
A instalação ficaria perto de uma das plantas da Sony e ajudaria a atender a demanda por sensores de imagem, microcontroladores automotivos e outros chips, disseram elas.
“A TSMC está considerando uma proposta do governo japonês para construir uma fábrica de chips avançada no país, embora ela ainda não tenha se comprometido completamente e finalizado (o plano)”, disse uma das pessoas.
Neste ano, a TSMC anunciou que gastaria ¥18,6 bilhões de yenes (US$170 milhões) em um centro de desenvolvimento e pesquisa no Japão para elaborar em conjunto materiais semicondutores e ferramentas com fornecedores japoneses.
Fonte: Asia Nikkei